BOGOTÁ E CARTAGENA

BOGOTÁ X CARTAGENA



Colômbia: 01800-955-0010, 01800-555-1221

A dobradinha  perfeita, entre uma cidade moderna e agitada com uma cidade com encanto de tirar o fôlego.

Bogotá- Parte 1


Uma cidade moderna e agitada , colonizada por espanhóis, um dos  destinos mais agradavéis da América do Sul. O ponto mais alto da cidade é o monte monserrate, de onde se pode ver toda a cidade. 


Ao chegar no aeroporto  El Dorado  em frente ao portão de desembarque doméstico, quase no final há uma  fila organizada com os táxis amarelos, são mais em conta. O trânsfer do hotel como demais taxistas no aeroporto são bem mais caro.
Quando chegar a Bogotá poderá circular pela cidade a pé ou chamar um taxi pelo aplicativo easy táxi.
Muito cuidado com as notas falsas, sempre conferir !

A nota  colombiana de maior valor é de 50 mil COP. Ela possui duas marcas d'água: uma com o rosto estampado na nota e outra com a inscrição “50 MIL”. Todas as outras notas de 20, 10, 5, 2 e 1 mil pesos, só possuem a marca d'água na estampa do rosto.

Outra dica, no  Centro Comercial 93, na Carrera 15 com Calle 93, existem várias casas de câmbio. 

As três maiores operadoras na Colômbia são Claro, Movistar e Tigo. Sendo a melhor a  Claro, e o chip mais barato sai se comprar  na Carrera 15, entre Calle 94 e 95, numa loja bem grande da Claro.

A voltagem na Colômbia é de 110 volts e as tomadas, no geral, são de dois pinos chatos. Então, não se esqueça de levar um adaptador de tomadas. 

Que lugares conhecer: Pela manha fui ao centro Histórico , e fiz um city tour a pé, gratuito organizado pela Prefeitura de Bogotá que sai do Ponto de Informação Turística que fica numa das esquinas da Plaza Bolívar, Carrera 8 com Calle 9.
 O passeio sai as 10 horas  da manhã e às 2 da tarde. Durante duas horas percorremos  os principais pontos do centro histórico, com uma guia,   terminando no Centro Cultural Gabriel García Márquez, onde estão localizados os dois principais museus do continente, Museo del Oro e Museo Botero.




No museu do Ouro ( fechado as segundas...), está a maior coleção do mundo de objetos trabalhados no ouro , mais de 34 mil peças. E no museu do Botero ( entrada grátis) estão seus quadros , esculturas , assim como obras de varios artistas internacionais.



Na praça Simón Bolívar, está a estátua do libertador da Colômbia , um venezuelano, Congresso da República, Palácio da Justiça, Palácio do Liévano, Prefeiturae a Catedral Primaz da Colômbia.








Morro de Monserrate


É  o ponto mais alto da cidade , 3.100 metros de altitude. pode-se chegar de teleférico ou funicular ( trenzinho de cabos que circula sobre trilhos) ou a pé. A vista é maravilhosa!!! onde está o Santuário do Senhor Caído, imagens da Virgem Morena de Monserrat de barcelona. Tem uma ferinha de artesanato , uma vila , uma igreja e um café. Não deixe de provar a almojabana, um pãozinho local.
Onde pegar o teleferico ou funicular: carrera 2 Este\ # 21-48 . De segunda a sábado custa 18 mil COP para subir e descer durante o dia ( até 11:45h) , e 19 mil a noite (após 17h30). Aos domingos, ida e volta saem por 10 mil. Maiores de 62 anos têm desconto.







 Zipaquirá e Guatavita Visita a Catedral de Sal


Este foi o passeio mais interessante que fiz , realmente é a Primeira maraviha da Colômbia construída no interior das minas de sal de Zipaquirá, na savana de Bogotá, um santuário que faz memória a via dolorosa de Jesus Cristo. Foi desenhada pelo arquiteto Roswell garavito. A Catedral faz parte do complexo temático O Parque do Sal ( A praça em onde se encontra a cruz (de 4,20 m de altura) no qual se denomina "El Eje Sacro" ("O Eixo Sacro"), o Domo Salino, a Mina,o "Museu da Salmoura", construído nos tanques já em desuso, a barragem, área de floresta, a "Catedral de Sal", igreja subterrânea em onde se encontra além do santuário religioso, o Auditório.




Em 2007 mediante um concurso para escolher as 7 Maravilhas da Colômbia; a Catedral de Sal obteve a maior votação; tornando-a na Maravilha No.1 da Colômbia, embora também foi proposta entre as Sete Maravilhas do Mundo Moderno.








.


Como ir :  1)  de trem a vapor (passeio bem legal, o trem só sai aos finais de semana e feriados, sai às 8h30 e volta às 17h30) ; 2) de ônibus (é só pegar o Transmilenio até o Terminal Portal del Norte, e ali pegar o ônibus pra Zipaquirá – 45 min). 

A Catedral fica dentro de uma mina de sal. Além da própria catedral, você também vê um espelho d’água, um show de luzes e um filminho em 3D explicando a história. Funciona todos os dias das 9 às 17h30min e os ingressos podem ser adquiridos na hora. 

As montanhas de sal de Zipaquirá datam de milhões de anos atrás e foram usadas durante muito tempo como local de extração de sal. Há evidências de extração desde o século V até o século XVI, antes mesmo da chegada dos espanhóis na região. Nesta época o local já era usado com santuário religioso pelos antigos mineiros. Em 1954 iniciou-se a construção da catedral que foi dedicada à Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos mineiros. 

Esta catedral foi fechada em 1990 por motivos de segurança e reaberta em 1995 da maneira que é hoje. O projeto atual da Catedral de Sal de Zipaquirá foi realizado arquiteto Roswell Garavito Pearl e possui 3 seções principais: Via-Sacra, Cúpula e as Naves da Catedral. 

O tour começa por por túneis onde estão 14 esculturas de sal que fazem referência às 14 etapas da Via-Sacra. São esculturas muito bonitas e é incrível saber como cada uma foi pensada para representar as etapas da Via-Sacra. 

Após realizar todas as etapas da Via-Sacra, você passa por uma Cúpula e, depois desta, já tem uma linda vista panorâmica da Catedral de Sal de Zipaquirá. Neste ponto você também vê a escultura de um anjo com um trompete simbolizando a ressurreição de Jesus Cristo.

O trecho final te conduz para o centro da Catedral de Sal de Zipaquirá onde está a nave principal que possui uma cruz de 16 metros de altura, o grande altar e também uma escultura em mármore da “Criação de Adão” de Carlos E. Rodríguez Arango que faz referência a obra de Michelango na Capela Sistina. A iluminação da catedral muda constantemente e você consegue ver diferentes cores com o passar do tempo. Depois de descer por 180 metros e andar por quase 1km, você retorna passando novamente por todo o caminho e prestando mais atenção em todas as esculturas do local. 




Até o próximo episódio .......

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Linda Gramado